Os animais pensam como nós, alguns até criam raciocínios lógicos para chegar à um objeto de desejo. Possuem instinto e capacidade de aprender, fazer assimilações. Então o que nos separa dos outros seres vivos?
Uma planta se alimenta e se reproduz. Um animal além disso, se locomove e repousa. Com o surgimento gradual dos cinco sentidos, os seres vivos mudaram a forma de sentir o mundo, atribuindo o prazer a tudo que fosse benéfico e vital para a perpetuação da espécie. O ato de matar a fome se tornou prazeroso com o decorrer da evolução, assim como a reprodução. E essas são as fontes de prazeres.
O surgimento de novas fontes de prazer determinaram grandes saltos evolutivos e conosco não é diferente. O homem é o único ser vivo capaz de criar e apreciar arte/cultura. E sentir prazer disso. Arte vista como algo que abrage tudo como nossa comunicação através de palavras ou simbólos, até a ciência.
Mas afinal o que é arte? É toda mensagem feita por um criador e que chega a um receptor, independentemente do meio ou da intrepretação. Entenda se por mensagem qualquer simbologia, qualquer trato pensando. Todo o mundo simbólico (99% do que vivemos).
Um comentário:
O que uma aula de antropologia não faz... uhauahahuahuahuahua.
Boa, garoto!
Postar um comentário